segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Canister com bombona - passo-a-passo

MATERIAL NECESSARIO PARA MONTAGEM DO CANISTER COM BOMBONA




1 bombona com tampa com anel de aço

1 bomba submersa (no meu caso uma SB2000)

cano de pvc soldável 32mm

cano de pvc soldável 25mm

cano de pvc soldável 20mm

2 flanges 1/2

3 niples duplos pvc ¾ ( roscáveis)

2 bicos torneira ¾ x ¾

2 adaptadores de rosca 20mm x 1/2

1 luva de ¾

1 luva de redução roscável ¾ x ½

1 flange de 3/4

4 niple duplo de ½ (roscáveis)

2 registro de ½

1 registros de ¾

3 bico torneira ½ x ½

4 braçadeiras

1 joelho 90º de 1/2 roscável

3 joelhos 90º de 20mm soldável

1 joelho 90º de 3/4 roscável

2 joelhos 90º de 25mm soldável

1 cap pvc de 20mm

1 cap pvc de 25mm

mangueira de 3/4

mangueira de 1/2

1 prensa cabos de ¼

1 anel de borracha para o prensa cabos

1 conector de tomada

4 ventosas

fita veda rosca

fita isolante

uma mini bombona ou galão de água mineral

pequenas bacias ou algo parecido para colocar as mídias dentro do filtro





OBS: Usar bombona que não tenha sido utilizada para armazenamento de óleos ou produtos químicos.
Lave-a bem antes de colocar as mídias filtrantes



Montagem:





pegue a tampa da bombona e faça um furo com a serra copo para encaixar uma flange de ¾. Faça um segundo furo para uma flange de ½' . Faça outro furo para a outra flange de ½' (opcional). Não faça todos os furos de uma vez. Faça um a um e vá medindo para não acontecer dos furos ficarem muito próximos e você perder a tampa. Faça o último furo com furadeira para o prensa-cabos de ¼'. Encaixe as flanges rosqueando bem firme para evitar vazamentos. Agora você vai ligar os registros às flanges. Para isto, use os niples duplos roscáveis. Passe bastante veda rosca para evitar vazamentos. Agora anexe os adaptadores para mangueira aos registros. No meu caso eu usei joelhos de PVC e mais um niple duplo roscável porquê o espaço interno do móvel do aquário não permitiu ligar a mangueira direto no registro. Encaixe a mangueira e use as braçadeiras para ficar bem justo e evitar vazamentos.

Pegue um pedaço do cano de pvc de 25mm que será utilizado para a saída de água do aquário para o filtro. Faça furos no tubo, ou serrilhe com uma segueta. Faça dois furos no verso para prender as ventosas. Para furar o pvc, não é necessário o uso de furadeira elétrica. Faça assim: com um material pontiagudo, tipo aquele que vem em jogos de chave de fendas que tem a ponta parecida com um prego, vá marcando e fazendo força no lugar em que quer furar. Você vai ver que fica fácil furar o tubo assim. Após feito o furo, pegue uma chave com ponta philips e vá rosqueando. O furo será feito facilmente e ficará perfeito. Se quiser que todos fiquem simétricos, marque antes com uma régua o cano de pvc os locais exatos em que quer os furos. Cole um joelho de pvc na parte superior deste cano. Na outra extremidade, cole um cap para fechar o fundo. Na outra parte do joelho, cole um pequeno pedaço do tubo pvc e neste pedaço mais outro joelho. Cole mais um pedaço de tubo pvc. Neste pedacinho de tubo, cole um adaptador de rosca para cano de pvc soldável 25mm x ¾. Na rosca, enrosque o bico de torneira e neste a mangueira junto com uma braçadeira. Use uma boa quantidade de veda rosca para evitar vazamentos. A captação da água do aquário para o filtro está pronta. Repita este procedimento agora para a saída de água do filtro para o aquário, usando uma flange de ½ , um niple duplo de ½ , o registro de ½ , mais um niple duplo de ½ , um joelho de ½ , mais um niple duplo de ½, e finalmente o bico torneira ½ x ½ . No bico torneira, encaixe a mangueira de ½. Na outra extremidade da mangueira, encaixe mais um bico torneira de ½. Rosqueie um adaptador para cano soldável 20x½. Cole um pequeno pedaço de cano pvc de 20mm, neste pedaço, cole um joelho de 20mm, mais um pedaço de cano 20mm, outro joelho de 20mm,mais um pedaço de cano 20mm, outro joelho de 20mm (este de modo que o cano fique paralelo ao vidro do aquário) e finalmente o cano de entrada de água no aquário já com os devidos furos para saída de água na frente, e para fixação das ventosas atrás. Cole um cap de 20mm no final do cano.

Agora vamos ao terceiro furo da tampa onde será anexado outra flange de ½' . Esta etapa é opcional. Na flange, rosqueie um niple duplo de ½' , um registro de ½, mais um niple duplo de ½' e finalmente, um bico torneira de ½. Este registro será usado somente para facilitar as TPA's. Ele é apenas um acessório, pode ser dispensado para baratear o custo, já que não influencia diretamente no funcionamento do canister.

Agora vamos trabalhar na parte interna do canister.

Pegue um pedaço de cano de 32mm. Pegue uma mini bombona ou um galão pequeno de água mineral que caiba dentro do canister. Corte-o pela metade e pegue a parte do fundo. Faça um furo lateral que dê para encaixar o cano pvc de 32mm. No restante, faça vários furinhos (pode-se usar prego quente). Este cano é chamado de cano esgoto.

Na extremidade interna da flange de ¾, rosqueie uma luva de ¾ . Na luva, rosqueie um adaptador de rosca 25 x ¾ para cano soldável. Cole um pedaço de cano de 25mm. Este pedaço de cano de 25mm, vai entrar dentro do cano de 32mm, o cano esgoto, deste modo, você deve deixar uma folga no final para ele não tocar no fundo da bombona. Este procedimento é feito para facilitar a retirada e recolocação da tampa do filtro, sem revolver as mídias, que estarão protegidas pelo cano de 32mm. Pegue as bacias ou algo que você tiver em mãos que possa servir de depósito das mídias e que caiba dentro da bombona e faça vários furinhos. Estes serão os depósitos das mídias. Na parte interna da flange de ½, onde sai a mangueira que levará a água para o áqua, rosqueie uma luva de redução ¾ x ½ . Na luva, rosqueie um niple duplo de ½ e no niple um bico torneira de ½ . Encaixe um pequeno pedaço da mangueira e aperte com braçadeira. A outra ponta da mangueira, encaixe na bomba. A bomba vai ficar pendurada pela mangueira e pelo seu cabo elétrico na tampa da bombona

Agora a parte que ninguém queria fazer, cortar o cabo elétrico da bomba. Não tem outro jeito, isto tem mesmo que ser feito. Você vai perder a garantia da bomba, sendo assim, teste-a antes para saber se está funcionando. Corte o cabo, você pode fazer o corte mais acima da tomada e utilizá-la novamente, após passá-la pelo prensa cabos, isolando bem com a fita isolante as partes emendadas. Você continuará tendo uma tomada blindada à prova dàgua, porém, pode ser que a fita isolante não vede bem, ou resseque com o tempo vindo a causar incidentes. Se você optar por usar uma outra tomada, eliminará o uso da fita isolante, ligando os fios diretos nos condutores da tomada porém, lembre que esta tomada não será blindada, portanto, afaste qualquer hipótese em que a mesma possa ser molhada. A fixação do cabo elétrico no prensa cabos é a parte em que você deve dedicar mais cuidados para evitar vazamentos. Eu usei pequenos anéis feitos por mim mesmo com EVA para ajudar na vedação. Você pode usar anéis de borracha para ajudar e também silicone, caso acha vazamentos. Aperte bem pois este filtro vai funcionar com muita pressão.

A outra flange, caso opte por utilizá-la, vai ficar assim mesmo dentro do filtro. Para utilizá-la em uma TPA é só fechar o registro da bomba, desligando-a para não queimar, e água sairá pelo registro (com uma mangueira acoplada para você não inundar o ambiente).

Feitas as conexões, vamos ao teste de vedação. Encha a bombona de água com um balde. Fixe a tampa com anel de vedação. Use anel de borracha ou EVA, ou tripa de mico para ajudar na vedação da tampa. Lembre-se que o uso original da bombona pode não ter sido para líquidos necessitando assim de um reforço na vedação. O anel de aço deve ser fechado com um certo esforço, indicando uma boa vedação. A mangueira que traz água do aquário deve estar cheia para facilitar o funcionamento. Tudo conectado é hora do teste. Abra o registro de entrada e o de saída e se está usando o terceiro registro, mantenha-o fechado. Ligue a bomba. Verifique se a água está circulando e se existe algum vazamento. Se tiver algum vazamento, tente corrigir reforçando as vedações. Não economize no veda-roscas para evitar que ter de desmontar alguma conexão. Se a tampa tem vazamentos, você pode aplicar silicone e esperar um pouco. No meu vazou e eu fiz isto e funcionou. Atenção!!! A bombona não pode ficar murcha. Se isto aconteceu é porquê ela não está puxando água do aqua. Cuidado com os registros. Nunca ligue a bomba com os mesmos fechados. Se o de entrada estiver fechado você pode queimar a bomba. Com o de saída, pode ser pior ainda pois ela pode não aguentar a pressão e estourar. Lembre-se que ele trabalha com muita pressão. A tampa fica levemente estufada. É assim mesmo. O meu já está funcionando há mais de um ano e meio sem problemas. Ele tem muita pressão porquê a água entra pela mangueira de ¾ e sai pela de ½. Depois de feitos os testes de funcionamento. Desligue a tomada. Conecte uma mangueira no terceiro registro se você optou por utilizá-lo. Abra-o para esvaziar um pouco a bombona. Caso contrário, retire o tubo de entrada de água e coloque-o em um balde para esvaziá-la. Coloque as mídias à vontade. Você terá muito espaço para isto. No recipiente do tubo esgoto, coloque o perlon ou outro material para reter as partículas maiores.  . Depois, as cerâmicas ou outro material para fixação da colônia de bactérias. Por fim, o material para a filtragem química à sua escolha. Procure deixar os elementos acondicionados em sacos, tipo aqueles de tela, para evitar dispersão dentro da bombona. É nesta etapa que você vai usar as bacias para colocar as mídias. Faça um furo na bacia de modo que o tubo esgoto a atravesse, colocando em cada bacia a mídia escolhida.  Após o último estágio no filtro, deixe uma área livre para a bomba funcionar a contento.





Considerações finais



Sobre os canos de PVC

Os canos para água soldáveis, são de cor marron e a medida utilizada é em milímetros. Para soldagem, utilizá-se cola para PVC. Para aplicá-la, lixe um pouquinho a superfície a ser colada e limpe com um desengordurante. Não precisa lambuzar tudo de cola usando em excesso. Uma fina camada já é suficiente. Algumas peças, como a luva de redução, são roscáveis e soldáveis.



Não é necessário o uso de furadeira elétrica para furar o pvc. Use um material pontiagudo para furá-lo e vá abrindo o furo com uma chave philips.



As peças de PVC branco, são roscáveis e tem a medida em polegadas. Use à vontade o veda-roscas nestas peças pois neste ponto, o uso com miséria pode resultar em vazamentos.



Repetindo!!! Nunca ligue a bomba com os registros fechados. Nunca abra o filtro com a bomba em movimento ou com o mesmo sob pressão. A bagunça será grande se isto acontecer e eu não queria estar perto.

Mantenha a tomada elétrica do filtro longe de possível contato com água. Lembre-se que ela não é mais blindada.

As mangueiras não devem ter dobras para evitar a parada de circulação da água e a consequente queima da bomba

Você pode suprimir alguns materiais aqui listados adaptando o filtro à sua real necessidade, ou pode também adicionar alguns, tipo injetar o Co² na entrada.



Este tutorial é baseado na postagem do colega Tchulega, na versão anterior do fórum, com pequena alteração.



O meu está funcionando perfeitamente. Fiz a primeira manutenção com seis meses mas acho que pode ficar mais tempo.



Abraços a todos e boa sorte.


Fotos:




Note que eu usei os joelhos de pvc roscáveis porquê o espaço interno do móvel ficou curto demais. Se você tiver espaço, pode ligar a mangueira direto no bico torneira, economizando um troco ao dispensar os joelhos.


a serra copo
a bombona já limpa internamente
 a tampa com os furos feitos pela serra copo (ainda falta o furo do prensa cabos)
 flanges e prensa cabos instalados
 os registros ligados à flange através de niples duplos (já substitui os registros de entrada e saída por PVC)
 o cano esgoto ligado a um fundo de galão de água mineral perfurado
 o cano de pvc na parte interna da tampa, ligado à flange que traz a água do aqua. Este cano entra dentro do cano esgoto
 detalhe da tampa montada. A mangueira cristal de 3/4 foi substituida por outra indeformável pois esta mangueira não pode ter dobras.

 a bomba sarlo better 2000 ligada à flange na parte interna da tampa
 o cano de pvc que distribui a água no aqua. (os furos estão pequenos, devem ser maiores)
o canister pronto para ser usado
detalhe do cano de saída da água do aqua já ligado à mangueira adequada. Os furos estão pequenos nesta foto, devem ser maiores.


Se quiser, voce pode pintar os tubos de PVC com tinta spray própria. Eu pintei o meu, usei tinta spray preto fosco,  ficou bacana.

3 comentários:

Blog do Tiago disse...

Boa tarde Amigo, estou pensando em fazer um filtro desses para um lago. Gostaria de saber se a bomba precisa ficar dentro do filtro (bambona) ou se a mesma poderia ficar dentro do lago fazendo a água passar pelo filtro? Muito legal o seu projeto, parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom parabéns. Vc poderia me manda pelo zap isso tudo agradeço desde já. 13988427282

Anônimo disse...

Parabéns você pode mandar no Zap 14981142883